vendredi, octobre 20, 2006

CONTRASTES DO FARÂNDOLA - BARZINHO ENCANTADO DE OLINDA























            SantoFrevo


Em uma lenda conta-se que quando os Orixás chegaram ao mundo eram feitas reuniões onde as mulheres não poderiam participar, Oxum insatisfeita com a decisão retirou toda a fecundidade do mundo, nada mais crescia e nada mais nascia. Os homens da terra começaram a desacreditar nos Orixás, pois a eles recorriam e não obtinham a solução desejada, pois a fecundidade pertence ao Orixá em tal insatisfação. O Grande Pai explicou aos Orixás que sem Oxum nas decisões sobre a terra nada adiantaria, pois ela tinha o segredo da procriação. Sendo assim Todos foram até a Mãe, que aceitou as desculpas, começou a participar das reuniões e o mundo retomou seu rumo normal.

Os negros incorporaram o Catolicismo onde os orixás foram associados aos santos católicos. Acabou sendo um artifício usado pelos escravos contra a “cultura superior do povo que escravizava”.
 O sincretismo afro-cristão foi uma maneira de os negros cultuarem seus orixás invocando os santos dos brancos para driblar a vigilância religiosa dos seus senhores. Os adeptos do culto dos orixás se mostravam convertidos, mas apenas aparentemente. Usar imagens de santos católicos nos terreiros faz parte de uma vida religiosa submissa, herança da época dos colonos, dos senhores de escravos.!


CABOCLO DE LANÇA - PERSONAGEM DO FARÂNDOLA - BARZINHO ENCANTADO DE OLINDA






















Loas e Batuques

A palavra Maracatu, origina-se de uma senha combinada para anunciar a chegada de policiais, que vinham reprimir a brincadeira, a senha era anunciada pelos toque dos tambores emitindo o som: maracatu/maracatu/maracatu. Na linguagem popular, a palavra maracatu é empregada para expressar confusão; desarrumação; fora de ordem, dando respaldo ao pressuposto da origem dessa palavra. O maracatu surgiu da miscigenação das culturas indígena e africana. Nasceu com a decadência dos folguedos do Auto dos Congos, no século XIX, de onde foi herdada a tradição do cortejo.

O destaque é o caboclo de lança, que é o personagem mais conhecido do maracatu rural. Ele representa a figura do guerreiro de Ogum e sua indumentária. A fantasia chega a pesar 25 quilos.


Com suas lanças de mais de dois metros de comprimento, feitas de madeira com uma ponta fina e uma enorme cabeleira de papel celofane cobrindo o chapéu-de-palha, o rosto tingido de urucu, camisas e calças de chitão, o Caboclo de lança tem o destaque de sua indumentária na gola bordada e no surrão - uma espécie de bolsa, confeccionada em couro de carneiro - onde são presos chocalhos, sendo colocado na altura das nádegas, daí também chamar-se estas figuras de Bunda-alegre e Bunda-de-guiso, provocando um barulho forte e primitivo quando da evolução dos caboclos de lança.


Este Caboclo de Lança foi todo feito por mim. A gola, numa homenagem à bandeira de Pernambuco, trás o sol, o arco-íris e as estrelas nas suas cores originais. Foram meses de intenso trabalho, principalmente pela falta de hábito em costurar todas as miçangas e paetês.


UM LEVE AR DE PECADO - FARÂNDOLA - BARZINHO ENCANTADO DE OLINDA















Placa e Cartão de Visitas do Farândola - Barzinho Encantado de Olinda


“Uma breve história do sonho” 

A idéia de criar o “Farândola” surgiu ainda no tempo do “El Bodegón” e do “El Paso”, meus dois bares anteriores. Estávamos, então, em 1997.Com a impossibilidade de manter vivos os dois primeiros – face a irresponsável condução do Projeto da Rua do Bom Jesus - trocamos a nau dos sonhos maravilhosos pela da realidade lacerante.

Farândola, entre muitas outras coisas, significa: Dança em Cadeia Executada ao Som de Instrumentos Típicos: ciranda, côco de roda, quadrilha junina, troça de carnaval; Grupo Agitado: Pau Pereira; Turba Barulhenta: nossos clientes; Troupe Mambembe, Bando: eu e os funcionários do Farândola. É isso o que somos, quando nos juntamos: uma farândola.

O “Farândola” – Barzinho Encantado de Olinda – é a desorganização mais organizada destas bandas e, talvez, por estarmos “na contramão do óbvio”, produzimos noitadas descontraídas como nosso atendimento, e inesquecíveis como nossos incensos.