vendredi, octobre 20, 2006

CABOCLO DE LANÇA - PERSONAGEM DO FARÂNDOLA - BARZINHO ENCANTADO DE OLINDA






















Loas e Batuques

A palavra Maracatu, origina-se de uma senha combinada para anunciar a chegada de policiais, que vinham reprimir a brincadeira, a senha era anunciada pelos toque dos tambores emitindo o som: maracatu/maracatu/maracatu. Na linguagem popular, a palavra maracatu é empregada para expressar confusão; desarrumação; fora de ordem, dando respaldo ao pressuposto da origem dessa palavra. O maracatu surgiu da miscigenação das culturas indígena e africana. Nasceu com a decadência dos folguedos do Auto dos Congos, no século XIX, de onde foi herdada a tradição do cortejo.

O destaque é o caboclo de lança, que é o personagem mais conhecido do maracatu rural. Ele representa a figura do guerreiro de Ogum e sua indumentária. A fantasia chega a pesar 25 quilos.


Com suas lanças de mais de dois metros de comprimento, feitas de madeira com uma ponta fina e uma enorme cabeleira de papel celofane cobrindo o chapéu-de-palha, o rosto tingido de urucu, camisas e calças de chitão, o Caboclo de lança tem o destaque de sua indumentária na gola bordada e no surrão - uma espécie de bolsa, confeccionada em couro de carneiro - onde são presos chocalhos, sendo colocado na altura das nádegas, daí também chamar-se estas figuras de Bunda-alegre e Bunda-de-guiso, provocando um barulho forte e primitivo quando da evolução dos caboclos de lança.


Este Caboclo de Lança foi todo feito por mim. A gola, numa homenagem à bandeira de Pernambuco, trás o sol, o arco-íris e as estrelas nas suas cores originais. Foram meses de intenso trabalho, principalmente pela falta de hábito em costurar todas as miçangas e paetês.


Aucun commentaire: